Quem sou eu como professora aprendiz?
Busco em sala de aula conhecer meus alunos, no que diz respeito aos aspectos sociais, econômicos, emocionais e cognitivos para melhor compreende-los e sistematizar meu fazer pedagógico.
A partir disso, procuro debater temas cotidianos, instigando a discussões a cerca de variadas temáticas dispertando a curiosidade de saberes.
Acredito que o conhecimento se da a partir das relações sociais, logo a sala de aula é um espaço propício para despertar nessas relações a interação e curiosidade nos alunos para que considerem e reflitam a cerca de novos conhecimentos.
Assim, busco sempre a humildade e a cumplicidade para manter uma relação de harmonia, diante das adversidades existentes em sala de aula instigando-os a curiosidade do pensamento.
Na medida do possível busco interagir saberes com os alunos despertando-os para novos conhecimentos, da mesma forma ouço suas idéias e procuro relacionar com a realidade e o contexto no qual estamos inseridos para melhor compreensão da sociedade.
Dessa maneira, eu enquanto profissional aprendo muito com os meus alunos, alem disso questiono com os colegas sobre o desempenho e as dificuldades dos alunos e assim trocamos idéias e experiências sobre assuntos diversos.
Vale ressaltar que procuro inovar, com metodologias que estejam de acordo com as novas tendências de ensino e infraestrutura da instituição, porque hoje a educação precisa de mudanças, e nós profissionais de educação temos uma parcela de responsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária.
Sinto-me feliz e grata, quando percebo que conseguir sensibilizar saberes aos alunos. Ser professor hoje é ser flexível, comprometido, pesquisador e ter responsabilidade social, pois, a única forma de mudar uma sociedade ainda é e continua sendo pela educação.