Segundo o texto de Valente (2002), as facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas. Para o autor o melhor é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem juntos, simultaneamente, um demandando novas idéias do outro.
Outro aspecto que o autor enfatiza diz respeito à especificidade de cada tecnologia com relação às aplicações pedagógicas. Com relação ao computador, existem diferentes aplicações que podem ser exploradas, dependendo do que está sendo estudado ou dos objetivos que o professor pretende atingir. Essa reflexão crítica cabe ao professor. (VALENTE, 2002). Com isso, a multimídia pode ter um efeito atraente, mas ser vazia do ponto de vista de conteúdos relevantes ao tema.
Para (Valente, 1999a), em algumas situações o computador oferece recursos importantes para a construção de conhecimento, como no caso da programação e da elaboração de multimídias. Mas cabe ao profissional articular esses recursos tecnológicos complementares na construção de novos conhecimentos. Sabe-se que na interação com o mundo, o aprendiz coloca-se diante de situações que devem ser resolvidas sendo necessárias maturidade e conscientização crítica e reflexiva adquirida ao longo da sua vida.
No entanto, o que acontece na educação atualmente é muitas informações traduzidas em técnicas tanto para o professor como para o aluno que aos mesmos optam por programas que auxiliem o processo de informação e conseqüentemente interfere no ensino-aprendizagem. Assim, no caso das TICs, é importante saber o que elas oferecem do ponto de vista pedagógico tanto para o aprendiz como para o aprendente, bem como identificar problemas para serem resolvidos, via computador conectados em redes.
Portanto hoje os computadores em redes disponibilizam um dos mais eficientes recursos para a busca e o acesso à informação, mas cabe aos usuários do ponto de vista de construção de conhecimento estabelecer um parâmetro nas informações abstraídas em redes para não deturpar ou perder o senso crítico nas informações. Essa é uma das maneiras mais interessantes de uso das facilidades de comunicação do computador, constituindo uma das abordagens de educação à distância.
REFERÊNCIAS
VALENTE, J. A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In JOLY, M. C. (Ed.) Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, 2002a, p. 15-37.
________. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. In VALENTE, J. A. (Org.) Computadores na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied - Unicamp, 1999a – p. 89-110.
Nenhum comentário:
Postar um comentário